Os sistemas de refrigeração representam uma parcela significativa do consumo de energia em vários seguimentos, ocupando posição de destaque no perfil de consumo energético das instalações (diagrama de Pareto).
O fluido refrigerante de alto rendimento utilizado pela Multieficiência em seus projetos tem alta capacidade volumétrica de refrigeração, quando comparado aos refrigerantes sintéticos, o que significa menor exigência dos compressores.
Esse fluido possui ótimas características para transferência de calor, o que é facilmente constatado ao se verificar a temperatura na saída dos equipamentos, além de ser estável química e termodinamicamente.
Outra característica muito positiva ao aplicarmos esse fluido refrigerante, é a pequena geração de arraste de óleo nos sistemas de refrigeração, aumentando, consequentemente, a transferência de calor nos evaporadores e condensadores.
Neste contexto, o gás refrigerante de alto rendimento é um componente que faz a diferença num projeto de retrofit e o seu desempenho é facilmente percebido pela diminuição do valor da conta de energia.
Outros benefícios da aplicação do gás refrigerante utilizado pela MultiEficiência, estão relacionados com a redução dos custos de operação e manutenção. É comum observar sistemas de refrigeração com sérios problemas de confiabilidade e que apresentam falhas sucessivas, que vão da quebra de compressores a vazamentos de gás e óleo lubrificante.
Estes eventos trazem consequências negativas e o aumento de custos operacionais, sendo que muitas empresas não conseguem enxergar a solução do problema e deixam de tomar medidas para sua mitigação/eliminação, como, por exemplo, a substituição dos gases refrigerantes existentes nas suas instalações pelo de alto rendimento, o que faria com que todo o sistema trabalhasse mais aliviado.
Em função do exposto acima, podemos afirmar que o gás de alto rendimento da MultiEficiência entrega um pacote de benefícios que vai além da redução de custos de contas de energia.